Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.
Murillo Leal -

Murillo Leal

Meus amigos são poucos, mas são valiosos demais para mim

Meus amigos são poucos, mas são valiosos demais para mim
06/10/2014
Realmente acho que estar em grupos grandes não é eficaz a amizade, pois para que se tenha qualidade nela, ela precisa e deve ser feita por poucas pessoas que tem o compromisso de participar da vida do

Eu não sou de muitos amigos. Aliás, acho que ninguém deveria ser. Penso tanto assim, que eu evito aquelas mesas enormes em pizzarias,sabe? Realmente acho que estar em grupos grandes não é eficaz a amizade, pois para que se tenha qualidade nela, ela precisa e deve ser feita por poucas pessoas que tem o compromisso de participar da vida do outra. Amigo que não convive é colega.

Ser amigo é ser livre. Gosto de me sentir a vontade diante dos meus. Não ter de medir o que dizer, não ter que fingir aprovar, não ter que me esconder. Mas também sei que às vezes precisamos ponderar. Às vezes precisamos reconsiderar. Às vezes precisamos nos anular.

Tem gente que diz que a gente escolhe amigos, mas não é bem verdade, para que ambos sejam amigos, esse carinho, consideração e respeito precisa ser uma via de duas mãos. Não tem como um ser amigo de outro se esse outro não quiser ser amigo de um.

Não gosto de gente forçando a barra para se tornar amigo. Não tem coisa pior que alguém que vive no seu pé querendo a qualquer custo ser seu amigo. As ligações telefônicas, as mensagens, os eventos ficam forçados. É por isso que eu escolho andar com poucos.

Desconfio sempre de gente que diz possuir muitos amigos e que quer conviver harmoniosamente com muitas pessoas. Amizade é formada, entre outras coisas, principalmente, pela afinidade. E afinidade não quer dizer concordar em tudo, mas quer dizer se compreender em tudo.

Eu sei que a gente se aproxima mais daqueles que temos tudo em comum, mas não gosto de gente que realmente se aproxima de nós e quer nos "forçar" a ser seus amigos. Isso sufoca e acaba sendo artificial.

Uma virtude da amizade é que ela não tem fim. E se um dia acabou por uma brincadeira, por um discussão, por um bobeira que um fala ao outro, é porque nunca foi amizade. Era apenas um acordo de mútua beneficência. A gente pode ficar chateado temporariamente, mas logo vê que não é motivo para encerrar ciclos.

No fim, a gente faz questão de muita gente, isso não quer dizer que somos amigos de muita gente. A gente não se importa com muita gente, mas isso não quer dizer que não podemos ser amigos em algum momento. Amigos são poucos e não passam.

Meus poucos amigos sabem bem disso. Amizade é liberdade. Amizade é afinidade. Amizade é menos de si mesmo e mais do outro. Amizade é ter a liberdade de não ser artificial. Amizade é ser confidente e confessador. E eu confesso: Meu amigos são poucos, mas são valiosos demais para mim.



COMENTE




Murillo Leal -
Faça da palavra de Deus uma mensagem que ecoa